.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Entrecosto com Funcho e Mel (receita na slowcooker)


By colher-de-pau


Ando numa de descobertas com a minha panela eletrica de cozedura lenta (a slowcooker). É realmente uma panela muito versátil, e permite fazer coisa muito variadas. É preciso ter em atenção que este tipo de receita como a que vos trago hoje, tem de ser muito bem temperadas e não se devem juntar líquidos. O líquido libertado é suficiente para não queimar, mas principalmente para manter o sabor. Há quem diga que a slowcooker não deixa a comida com muito sabor, e que sabe tudo a carne cozida, mas isso prende-se principalmente com a questão de juntarem líquidos e o sabor ficar diluído e a carne “cozida”. Não juntar líquido (a não ser que estejam a fazer caldos!) e temperar bem, é uma regra de utilização da slowcooker.
Entretanto já a experimentei para cozer polvo - sem líquido – e fica bem tenrinho, assim como cozinhar leguminosas, aqui com um pouco de água, e leguminosas sempre bem demolhadas!
Mas hoje partilho aqui a receita deste entrecosto saboroso e muito fácil de preparar!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de entrecosto com cerca de 1,8kg
1 bolbo de funcho pequeno
2 tomates pelados pequenos
2 colheres de sopa bem cheias de mel
2 dentes de alho
1 pedaço com gengibre com 5cm
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto
50ml de vinho branco

Preparação:

Coloque o entrecosto na panela. Junte o funcho cortado em juliana fina, os dentes de alho esmagados, o gengibre em juliana fina e o tomate cortado em cubinhos. Tempere bem com sal, pimenta e se quiser o piri-piri. Junte o mel e regue com o vinho branco. Tape a panela e regule-a para low. Deixe cozinhar durante 8 horas.
Ao fim desse tempo retire o entrecosto e regue com um pouco do molho que sobrou.
Sirva com acompanhamentos a gosto, como batatas assadas e legumes salteados.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>