.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Gelado de Caramelo Salgado


By colher-de-pau


De todos os gelados que já fiz este verão, este é sem sombra de dúvida o que mais amores despertou! E não é difícil. Quem é que não gosta de um delicioso gelado de caramelo salgado?

Uso a mesmo receita base de sempre. Mas desta vez, juntei caramelo salgado que também preparei, e que resultou num gelado muito cremoso e delicioso. A repetir sem sombra de dúvidas!

Fica a receita!


Ingredientes para cerca de 500ml de gelado:


300ml de leite do dia gordo (tipo vigor)

200ml de natas frescas

1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

3 gemas

90g de açúcar

250ml de molho de caramelo salgado (caseiro ou de compra) – receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2015/03/sobremesa-gelada-com-chocolate-caramelo.html)



Preparação:


Leve ao lume um tacho com o leite, as natas e a essência de baunilha, e deixe aquecer até levantar fervura. Retire e reserve.

Bata depois muito bem as gemas com o açúcar, e junte depois, aos poucos e poucos o leite quente. Acrescente o molho de caramelo salgado e envolva bem.

Leve a mistura de novo ao lume e, sem parar de mexer, deixe engrossar até que cubra as costas da colher de pau. Retire e deixe depois arrefecer completamente – no frigorífico de preferência – antes de colocar na máquina dos gelados. Coloque a mistura já fria na cuba da máquina e ligue-a, deixando-a misturar até que forme gelado e fique cremoso (na minha máquina demora cerca de 30 minutos) Retire depois o gelado da máquina e guarde numa caixa hermética no congelador até servir, pelo menos durante umas duas horas.

Para quem não tem máquina de gelados, o processo também é possível. Coloque depois de arrefecida a mistura numa taça ou caixa e leve ao congelador. de 1h30 em 1h30 retire a mistura e bata-a com um garfo ou até com a batedeira, de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita o processo o tempo que for necessário até obter uma textura cremosa de gelado.

Sirva depois a gosto.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *