.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Geleia de Limão


By colher-de-pau


Gosto destas ofertas. São talvez as minhas preferidas. As morcelas os requeijões e o pão de azeite, tudo feito por ela, que manda a prima Isabel. Ou os ovos caseiros das galinhas da Tia Lena. Ou os brócolos, chuchus e nabos da prima Quitas e os kiwis e as malaguetas que me trouxe a prima Delmira. Gosto mesmo quando me chegam cá a casa estes mimos bons que dificilmente têm comparação. Estão cheios de amor e de generosidade igual aquela que coloco nas compotas, bolachas e afins que costumo fazer para oferecer no natal.
A Paulinha trouxe-em esta semana limões. Muitos limões do seu limoeiro, que encheram duas grandes taças. Taças que eram da avó Cila, daquelas taças que têm histórias em cada pedaço lascado ou de tinta desaparecida.
Assim que coloquei os olhos naqueles limões que a ideia de fazer lemon curd não me saiu da cabeça. Mas eram tantos limões que mais alguma coisa teria de sair dali.
À noite, entre dois episódios de “Suits”, a ideia surgiu-me assim de repente: fazer geleia de limão.
No dia seguinte coloquei mãos à obra. De um lado o curd de limão, do outro a geleia. O sabor de limão de que gosto muito. Um curd cremoso e muito amarelinho e com o sabor mais subtil do limão e a geleia muito ácida mas doce, pungente, num paladar que não é para todos.
Eu, que adoro a acidez do limão adorei a compota barrada numa torrada juntamente com um pouco de manteiga. Para quem gosta de compota de laranja amarga por causa da acidez, vai certamente adorar esta geleia. Mas não aconselho a quem não goste muito da acidez dos citrinos…
A experiência correu bem e agradou por estes lados. Se experimentarem venham cá dizer alguma coisa.



Ingredientes para 1 frasco grande:


350ml de sumo de limão (depende do tamanho e sumo dos limões, usei 9 limões)
casca de 2 limões
250g de açúcar com pectina (próprio para compotas – existe da marca sidul e encontra-se ao pé dos outros açúcares)


Preparação:


Descasque 2 limões retirando apenas a casca (vidrado) e não a parte branca e corte depois as cascas numa juliana fina. Reserve.
Esprema os limões até obter os 350ml de sumo de limão.
Leve um tacho ao lume com o sumo de limão, a juliana da casca e o açúcar e deixe levantar fervura mexendo de vez em quando.
Assim que levantar fervura reduza para um lume brando e deixe ferver cerca de 35 minutos.
Retire do lume e coloque num frasco previamente esterilizado.
Utilize a geleia como uma compota normal, em torradas ou panquecas.
Esta geleia, apesar de doce é bastante ácida – ainda mais do que compota de laranja amarga – pelo que poderá não agradar a todos.
A utilização do açúcar com pectina é que permite que a mistura se torne uma geleia. Se usar açúcar normal os resultados não serão os mesmos.
Com a mesmo receita poderão utilizar citrinos menos ácidos como clementinas, tangeras, mandarinas e até laranja. Não se esqueçam é de usar o açúcar com pectina para poderem ter uma geleia!


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>