.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Granola de Chocolate e Canela


By colher-de-pau


Faltam 4 dias para o Natal! E finalmente os pequenos cabazes deste ano estão em andamento e começo a sentir que vou conseguir acabar.
Foi um fim de semana dedicado a estes mimos culinários, a embrulhar presentes e definir a ementa e as receitas para este natal.
Ainda houve tempo para brincar com os meus pequenos rapazinhos, tomar café com a família e fazer umas compras – porque no meio de tanta receita, há sempre alguma coisa que falta!
Este ano os mimos escolhidos para os cabazes têm bolachas de chocolate e manteiga de amendoim, a compota de abóbora e especiarias que já partilhei aqui, bem como os torcidos de azeite que fazem um grande sucesso por quem os prova.
Ainda fiz uma outra compota com a abóbora que a querida Áurea me ofereceu, esta com canela e laranja, e que também fará parte de alguns cabazes. Preparei uns suspiros de natal – nas cores de verde e vermelho – e uma aromática granola de canela e chocolate cuja receita aqui partilho hoje.
Ainda não está tudo, mas aos poucos tudo se começa a compor.




Ingredientes:


500g de flocos de aveia
50g de coco ralado
100g de sementes de sésamo
2 colheres de sobremesa de canela em pó + 1 colher de sopa
125g de açúcar amarelo ou mascavado
125ml de óleo vegetal
250ml de água
200g de chocolate com 70% cacau


Preparação:


Numa taça grande misture os flocos de aveia com o coco, as sementes de sésamo, o açúcar e as duas colheres de sobremesa de canela em pó. Misture bem.
Noutra taça misture o óleo vegetal com a água e verta depois esta mistura sobre os flocos de aveia. Misture bem.
Coloque depois a mistura bem espalhada no tabuleiro do forno e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc até que a misture fique dourada, cerca de 35 minutos. Vá mexendo a mistura durante a cozedura e tenha cuidado para que não queime.
Retire do forno e deixe arrefecer. Enquanto arrefece a mistura ficará crocante, portanto não se preocupe se parecer “mole” quando tirar do forno.
Entretanto corte o chocolate em lascas finas ou pequenos pedaços.
Assim que a mistura de aveia estiver completamente fria acrescente o chocolate em lascas e a restante canela. Misture bem e guarde numa caixa, frasco, ou num saco bem fechado.
(Se for para oferecer, coloque num frasco ou saquinho, feche bem e decore a gosto!)
Sirva a mistura com iogurte e frutos vermelhos, como um lanche, pequeno almoço ou snack a meio da manhã.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *