.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Gratinado de Massa com Legumes


By colher-de-pau


Num destes dias, andavam pelo frigorífico umas sobras de legumes assados. A ideia inicial até era de apenas os aquecer e comer com um ovo estrelado. Mas de repente achei que uma massa e um molho bechamel e queijo, era mais reconfortante, e assim fiz, sendo que a refeição acabou por render para dois, em vez de só para um.
E assim vamos andando!

Ingredientes para 2 pessoas:

cerca de 2 chávenas de sobras de legumes assados
1 chávena de espinafres frescos
150g de massa curta – usei fusili
75g de queijo ralado
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de azeite ou manteiga
cerca de 350ml de leite ou bebida vegetal
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
cebolinho picado opcional.

Preparação:

Comece por cozer a massa em água abundante temperada de sal até ficar al dente.
Faça depois o molho bechamel. Leve um tacho ao lume com o azeite e junte a farinha, deixando-a cozinhar até que forme uma bola. Junte depois o leite ou a bebida vegetal, aos poucos e poucos de modo a formar um molho espesso. Deixe ferver uns minutos em lume brando, e tempere depois com sal, pimenta e um pouco de nos moscada.
Escorra a massa e envolva-a bem nos espinafres frescos e nas sobras de legumes assados. Envolva também metade do molho béchamel e coloque depois tudo numa travessa que vá ao forno e à mesa. Cubra com o restante molho e o queijo ralado e polvilhe com o cebolinho picado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até o queijo derreter o ficar com um aspeto dourado.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>