E chegou Novembro.
O Natal aproxima-se a passos largos. Há já ideias para os meus cabazes de natal, há algumas compotas feitas, mas de resto nada está concretizado.
Tenho workshops para preparar e receitas para testar.
Há presentes de natal comprados arrumados a um canto do sótão, à espera do espírito natalício de Dezembro, do chocolate quente e da musicas de natal cantadas pelo Bublé para serem embrulhados.
Entretanto falo com a minha amiga Cristina que me diz já ter feito árvore de natal. Vou às compras e já vejo cartazes de boas festas, decorações em verde, vermelho e dourado, e nos anúncios da tv já nos dão as boas festas. Adoro o natal, mas acho tudo ainda precoce. Para mim é tempo de preparação desta celebração que adoro, mas ainda é muito cedo para decorações e principalmente (e isso é sempre cedo) para o consumismo do natal.
O mês do Natal é Dezembro, e só nessa altura começo a viver verdadeiramente esta época.
Por enquanto a vida continua aqui por casa. Para começar a semana uma receita sem carne ou peixe – porque as “meat free monday” continuam por aqui.
Ingredientes para 2 pessoas:
1 batata doce média
2 cenouras pequenas
1 beringela pequena
1 colher de sopa bem cheia de pesto (podem usar de compra ou caseiro)
sal e pimenta q.b.
azeite virgem extra q.b.
2 ovos
Preparação:
Prepare os legumes. Descasque as cenouras e a batata doce e corte-as em rodelas mais ou menos da mesma espessura. Corte também a beringela em rodelas.
Coloque todos os legumes num pirex ou tabuleiro de forno e tempere-os com um pouco de sal, pimenta e regue com um pouco de azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até os legumes estarem cozinhados.
Retire-os depois do forno e envolva o pesto nos legumes, de modo a que fiquem bem cobertos.
Entretanto estrele os ovos num pouco de azeite.
Sirva os legumes com o ovo estrelado, deixando que a gema ao ser “rompida” cubra os legumes.
Se gostar acompanhe com pão ou com brócolos cozidos.
Bom Apetite!