Numa época em que muita gente nunca foi apresentada a uma panela, o livro “Ninguém quer comer meu ovo! Receitas simples para quem nunca entrou na cozinha” (Vermelho Marinho) é uma espécie de guia de primeiros-socorros.
O autor é um certo Chef Batato. Na verdade, um codinome de três autores: Barbara Cassará, Tomaz Adour e Tatiana Berlim. Juntos, eles criaram um guia para quem acabou de sair da casa dos pais, para os recém-casados e para quem cansou de pedir comida no restaurante da esquina.
Aprenda a fazer farofa
O livro dá explicações básicas como, por exemplo, a lista de compras inicial. “Vamos procurar comida de verdade. Tudo aquilo que é amarelinho, vem em embalagens coloridas e faz barulho quando sacudimos, é plástico aromatizado”, alertam.O trio de autores faz ressalvas, mas libera comprar de maionese. Ou seja, a proposta é o equilíbrio.
Para dar um jantar: picanha no sal grosso
Da carne moída ao ovo que dá título ao livro, das pastinhas para enganar convidados ao arroz. Tem receita até mesmo para usar a panela de pressão: os pratos são quase todo fáceis de fazer, embora alguns pareçam difíceis. É o que eles cham de “fator uau”. O objetivo é atrair alguém para um jantar.
A sobremesa: mousse de liquidificador
Com o livro, é possível fazer uma refeição completa, mesmo que a sobremesa seja uma fruta no forno. Tem receita até mesmo de café. Mas o “chef” faz a linha da sinceridade: recomenda a compra de uma cafeteira!