.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Madalenas com Aroma de Clementina


By colher-de-pau


Não tem sido fácil. O Zé Maria que sempre foi autónomo no sono, e nunca nos fez perder noites, nem quando era recém nascido, está agora numa fase péssima. Não sei se faz parte do crescimento normal dele, se é uma manifestação de ciúmes, ou se é tudo junto, associado ao facto de neste momento andar cheia de coisas para fazer e não lhe dar tanta atenção como está habituado. O que é certo é que agora é uma luta diária ir para a cama e temos sido acordados a meio da noite, entre berros e choro. Acorda ele e a casa toda. E o António, que também dorme bem, acaba a ser acordado com os gritos e o choro inconsolável do irmão mais velho. Faz parte, mas não é por isso nos sentimos melhor…
No meio das noites não tão bem dormidas, da dificuldade de voltar a adormecer, e do cansaço acumulado acorda-se com a sensação de que é preciso algo para animar o corpo e a mente.
Enquanto eles ainda dormem, vai-se para a cozinha, fecha-se e porta e preparam-se umas madalenas que como ainda mornas com uma chávena de café para ver se tenho um melhor acordar e consigo levar o dia a bom porto. Assim, em silêncio, enquanto a casa é toda minha e antes de eles acordarem e começar a animação diária de fraldas, leite, pão torrado, histórias e desenhos animados, carrinhos na pista e choro e birras.
Ninguém disse que esta coisa de ser mãe era fácil. E que ter duas crianças pequenas era simples. Ninguém nos avisa que há dias em que nos apetece fechar na casa de banho e deixa-los a chorar do lado de fora. Mas depois passa. Muito rapidamente passa. Tão depressa como passam as birras do Zé. E qualquer dia eu sei que vou sentir falta das birras e do choro dos meus bebés.
Valem as madalenas já frias para fazer uma pausa…


Entretanto vai haver um novo workshop no Porto. Já este sábado, dia 5, pelas 15h, um workshop de “Iguarias para uma mesa de Natal Diferente”: desde as entradas, aos pratos principais, passando pelos doces. As inscrições e mais informações para info@workshops-popup.com



Ingredientes para 8 Madalenas:

50g de manteiga derretida
1/2 chávena de farinha sem fermento (chávena com 220ml de capacidade)
1 pitada de sal
1 ovo
50g de açúcar
raspa da casca de 1 clementina
1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha

Preparação:

Ligue o forno a 200ºC.
Unte as formas de madalenas e polvilhe com farinha.
Bata o ovo com o açúcar até ficarem esbranquiçados. Junte a baunilha, a raspa da clementina e o sal.
Aos poucos e poucos adicione a farinha envolvendo suavemente. Incorpore a manteiga.
Coloque 1 colher de massa em cada forma de madalena com cuidado para não encher em demasia.
Leve a assar durante 5 minutos. Reduza depois o forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 8 a 10 minutos até ficarem douradas.
Deixe arrefecer um pouco e retire as madalenas das formas.
Sirva mornas com um chá ou café quente.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *