.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pasta de Amendoim e Cacau


By colher-de-pau


Cada vez gosto mais de de fazer as coisas em casa. Não só pela sustentabilidade, mas por saber exatamente o que estamos a comer, por ficar tantas vezes mais económico, por poder experimentar receitas novas, mas principalmente por saber que tem aquele gostinho de “home made”. Este gosto por fazer coisas em casa, tem a ver com vários fatores, e sim, é preciso haver alguma disponibilidade. Mas também vontade de fazer estas coisas, por achar que é melhor para todos e a muitos níveis.

Há já algum tempo que faço sempre a manteiga de amendoim e casa. Com um processador rápido e eficiente, é uma daquelas coisas que não dá grande trabalho, e que fica exatamente igual – ou até melhor, às que compramos.

Entretanto, resolvi experimentar uma versão de pasta de amendoim com cacau, uma espécie de pasta de chocolate e frutos secos. E ficou muito bem. Na verdade é uma manteiga de amendoim que, depois de pronta leva cacau e um bocadinho de maple syrup para adoçar e óleo de coco para soltar e ser mais simples de barrar. Está aprovadíssima!


Ingredientes para 1 frasco grande:


400g de amendoim descascado, torrado e sem sal

1 colher de sopa bem cheia de Cacau cru em pó

3 colheres de sopa de Xarope de Acer (Mapel Syrup)

3 colheres de sopa de óleo de Coco (opcional mas ajuda a ser mais fácil de barrar)


Preparação:


Coloque o amendoim no robot de cozinha. Eu usei a Bimby e programei 7 minutos e velocidade 6,5. Se usarem a bimby ou semelhante, não aconselho a quantidades menores do que 400g para fazerem manteigas de frutos secos, porque fica a maior parte do produto debaixo da lamina e nas paredes dos copos e é preciso estar constantemente a empurrar para baixo, para além de não ficar tão bem triturada e cremosa. Com esta quantidade não paro para mexer sequer.

Se não têm bimby, podem usar outro tipo de processador que tenham. Vai demorar muito mais tempo, e vão ter que parar algumas vezes porque os motores desses pequenos equipamentos não são tão potentes e queimam com facilidade. Assim que notarem que está a ficar o equipamente muito quente, parem uns minutos e depois recomecem.

O processo de fazer manteigas de frutos secos nesses pequenos equipamentos pode demorar até 20 minutos ou mais. Mas não desistam por pensar que ficou uma pasta. Antes de de transformarem em “manteigas”, os frutos passam por algumas transformações, Primeiro picados, cada vez mais pequenos, depois uma pasta grossa, e só depois de se continuar a emulsionar essa pasta é que os óleos naturalmente presentes nos frutos secos se começam a transformar em manteiga. O problema é mesmo poderem queimar o motor desses equipamentos, por isso, se quiserem mesmo fazer, tenham paciência e vão parando quando necessário.

Depois de pronto, juntar o cacau, o maple syrup e o óleo de coco, e triturar mais 15 ou 20 segundos até ficar bem incorporado. Depois basta colocar a pasta de amendoim e cacau num frasco de vidro e usar conforme as preferências. Eu pessoalmente não guardo no frigorífico.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>