.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pó de Granola do Jamie


By colher-de-pau


Para que o novo livro do Jamie Oliver chegasse até mim foi uma aventura. Ainda o livro estava em pré venda, já o querido Miguel, sabendo a minha paixão pelo Jamie o tinha encomendado… Pensava ele. Em poucos dias o livro chega cá a casa (encomendamos sempre online de um site inglês até porque eu gosto de comprar as versões originais…). Ansiosa por poder folhear o livro deparo-me com uma capa conhecida. Afinal o querido marido enganou-se o tinha encomendado – mais uma vez o “Jamie´s Confort Food” em vez do novo livro. Depois disso meteram-se mil coisas pelo caminho. Acabar o novo livro, o meu aniversário, os cabazes de natal, e, mesmo na véspera de natal lá chega o “Everyday Super Food”. Com a azáfama do natal mal tive tempo de olhar para ele, mas deixei logo muitas receitas debaixo de olho.
Ainda antes de o ano acabar comecei a experimentar as primeiras. O pó de granola conquistou-me. Poder fazer uma granola sem adição de açúcar e gordura, a não ser o açúcar e a gordura natural dos frutos e frutas secas é algo que não se vê muito nas receitas de granola. E depois o sabor subtil a chocolate, café e o aroma da laranja, fazem mesmo a diferença.
Adoro-a em forma de papa, e também fica deliciosa com iogurte e fruta, e também a dou ao Zé Maria, que a adora e faz sempre “hummm” quando a come!
Experimentem durante o fim de semana e vão ver que não se arrependem!


(Já agora, se alguém estiver interessado no “Jamie´s Confort Food na sua versão original, digam alguma coisa!)



Ingredientes:
(receita in Everyday Super Food – Jamie Oliver, página 18)


500g de flocos de aveia finos
125g de frutos secos (usei uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas e castanha do pará)
50g de sementes variadas (usei sementes de linhaça, girassol, sésamo e de papoila)
125g de frutas secas (usei figos, alperces e passas)
2 colheres de sobremesa de cacau em pó
1/2 colher de sopa de café em pó (não é café solúvel, é mesmo pó de café)
raspa de 1/2 laranja


Preparação:


Num tabuleiro grande que vá ao forno, misture os flocos de aveia com os frutos secos e as sementes e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos e mexendo de vez em quando, até que fiquem tostados.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e acrescente as frutas secas, o cacau em pó, o café e a raspa da laranja.
Misture bem e triture depois a mistura num robot de cozinha até ficar um pó grosseiro.
Guarde depois numa caixa ou frasco hermético.
As utilizações são muitas. Pode simplesmente polvilhar o pó de granola sobre iogurte natural e acrescentar fruta fresca, utilizar para fazer batidos e smoothies. No livro o Jamie Oliver ainda fala em utilizar a mistura para fazer panquecas ou até uma bebida quente.
Para já, além de misturar com fruta e iogurte natural, a minha maneira favorita de comer este pó de granola é em “papa”. Basta misturar cerca de 200ml de leite (normal, de soja, de arroz, de aveia ou de amêndoa) com 50g de pó de granola e levar ao microondas 2 minutos.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *