.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Risoto de Chouriço com Cogumelos


By colher-de-pau


Há mesmo muito tempo que não fazia um risoto. A ideia original era fazer um risoto de cogumelos no forno, mas acabou por ser no tacho e a juntar chouriço que tinha sobrado e outra receita.
Acabei a fazer risoto com arroz carolino nacional. Apesar de já haver arroz próprio para risoto nacional, o nosso arroz tradicional carolino, tem bastante goma, e faz um risoto muito satisfatório. Ultimamente tenho-os feito quase sempre assim, e fica muito bom.
Aqui em casa só os miúdos não aprovaram totalmente, porque não são os maiores fãs de cogumelos, e acabei a tirar cogumelos dos pratos deles…. Mas de resto, gostaram muito e aprovaram!!!

Ingredientes:

300g de arroz (eu usei carolino nacional que também faz um belo risoto!)
100g de chouriço aos cubinhos
1 cebola pequena
200g de cogumelos laminados
250ml de vinho branco
550ml de caldo de carne caseiro
sal e pimenta q.b.
50g de queijo da ilha ralado
30g de manteiga
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola finamente e leve-a num tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte depois os cogumelos laminados, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe-os cozinhar uns cinco minutos. Retire e reserve.
No mesmo tacho coloque o chouriço e deixe saltear de modo a que liberte um pouco da gordura. Junte depois o arroz e envolva bem na gordura do chouriço. Acrescente depois o vinho branco e, em lume brando, vá mexendo até o vinho evaporar. Junte depois o caldo de carne, aos poucos e poucos, sempre a mexer o arroz, e em lume brando até o arroz estar cozinhado e cremoso. Acrescente agora os cogumelos reservados, a manteiga e o queijo e envolva bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>