.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Sonhos de Abóbora com Calda de Tangerina


By colher-de-pau


Antes de mais quero agradecer a todos quantos me felicitaram por mais um aniversário. É sempre bom fazer mais um ano rodeada por aqueles que amamos e que nos amam. Muito obrigada pelo vosso carinho e pelas vossas palavras. E que venham mesmo mais uns quantos anos.
Entretanto faltam só 6 dias para o Natal.
Depois do meu aniversário começa a correria para acabar os cabazes. Este ano é diferente. Vou apenas agora começar a fazê-los e já fui avisando de que os cabazes este ano não são recuados e compostos como nos anos anteriores. E, ao contrário do que é normal, este ano, no meu aniversário, ninguém saiu aqui de casa com uma caixinha ou certinha cheia de coisas boas. Mas tenho uma semana para fazer algo com carinho e amor e oferecer aos meus amigos e família, e tenho a certeza de que, seja o que for, todos vão gostar.
O natal está já em todo o lado. Falta-me o frio de que tanto gosto, faltam-me as manhã e as noites em que saímos à rua e fazemos “fuminho” quando falamos, e tenho pena de este ir ser um natal sem frio. Para mim é um bocado como estar de férias em Agosto e chover, ou ter de vestir um casaco para sair à noite.
Quanto a isto não há nada a fazer, senão “refilar” com o S. Pedro que tem o “barómetro” trocado…
Natal sem frio, pelo menos para já, mas com muito calor humano, que é aquilo que deve realmente fazer parte do Natal.
Pessoas: família e amigos. Lareira acesa. Celebrar o nascimento do menino Jesus. Paz, amor, harmonia, saúde e felicidade -palavras que não devem ser ditas à toa, as que são as palavras desta altura do ano. Devem, mais do que ser ditas, vividas e sentidas.
Natal é mesa farta. São fritos, cheiro a canela e açúcar, cheiro a fumo das lareiras..
Natal são sonhos. Os sonhos da minha avó que já cá não está neste Natal. Mas os sonhos dela, estarão como sempre à nossa mesa, tal como a memória dela que está sempre connosco.
Hoje no blogue há sonhos. Com abóbora e uma calda de tangerina. Só para ser diferente.



Ingredientes:

150ml de água
100g de farinha
1 casca de limão
sal q.b.
50g de manteiga
2 ovos
100g de abóbora assada e reduzida em puré

Calda de tangerina:
2 tangerinas
150g de açúcar
300ml de água
1 pau de canela

Preparação:

Põe-se a água a ferver com a casca de limão e a manteiga. Depois de ferver retira-se do lume e junta-se a farinha de uma só vez, mexe-se bem e vai novamente ao lume para cozer a farinha, mexendo sempre, até a massa descolar do tacho
Amassa-se bem esta massa, põe-se numa tigela (ou na batedeira que é muito mais fácil!) e junta-se o puré de abóbora e os ovos, um a um, amassando sempre até ficar com uma massa grossa e brilhante.
Frita-se depois esta massa às colheradas, virando e espetando os sonhos para que cozam uniformemente, inchem e fiquem bem douradinhos. Escorrem-se bem em papel absorvente.
Para a calda de tangerina, coloca-se a água, o açúcar, o pau de canela a casca e sumo das tangerinas num tacho e deixa-se ferver até ficar uma calda xaroposa.
Regam-se depois os sonhos com esta calda antes de servir.

bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *