.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Sorvete de Pêssego e Vinho Branco


By colher-de-pau

Com o calor fica abrimos a época dos gelados! O primeiro a sair aqui de casa foi um simples sorvete de pêssego e vinho branco, muito refrescante e que, apesar de ser delicioso simples, só por si ou acompanhados com alguns frutos de verão, complementou deliciosamente uma pavlova que fiz, e que vos trarei a receita noutro dia.
Os pêssegos acabaram em sorvete porque eram pouco doces.. Usei pêssegos cor de rosa e dai a tonalidade final do sorvete, mas podem usar outros que tenham em casa, que o resultado será na mesmo saboroso.
Mais uma vez vos digo de que não necessitam da máquina dos gelados para fazerem o sorvete. Sem máquina só têm de ser mais pacientes. E depois de colocar a mistura no congelador, batê-la com a ajuda de uma batedeira ou preferêncialmente robot de cozinha, de duas em duas horas, até finalmente obterem um sorvete cremoso e sem se sentirem os cristais de gelo. Para estar no ponto deve derreter-se de imediato na boca sem sentirem “gelo”.
Mesmo quando o faço na máquina de gelados, e depois de pronto, passo-o pelo robot de cozinha, para ficar mais cremoso e garantir que derrete, isto, mesmo antes de servir. Se ainda não usam este truque façam-nos, pois faz a diferença.

Ingredientes:

cerca de 6 pêssegos (usei pêssego de polpa rosa)
400ml de vinho branco de boa qualidade (quando cozinham com vinho nunca se esqueçam da velha máxima de que se não é bom para beber, também não serve para cozinhar!)
200g de açúcar + 200g de açúcar
casca de limão
1 pau de canela
1 vagem de baunilha
100ml de água + 200ml de água

Preparação:

Num tacho coloque o vinho, 200g de açúcar, os 100ml de água, a casca de limão, a vagem de baunilha aberta ao meio e raspada e o pau de canela. Leve ao lume mexendo de vez em quando e deixe levantar fervura.
Acrescente depois os pêssegos, lavados mas inteiros e com casca, e deixe-os cozinhar nesta calda até que estejam macios. Retire-os e deixe arrefecer ligeiramente antes de retirar a casca e o caroço e os partir em pedaços grosseiros. (Reserve a calda onde o s pessegos cozinharam e leve-a novamente ao lume para reduzir até ficar com uma espécie de xarope. Utilize para servir com o sorvete e a fruta se desejar!)
Coloque depois a polpa de pêssego cozinhada num outro tacho e acrescente os restantes 200 gramas de açúcar e os 200ml de água. Leve ao lume até o açúcar derreter, cerca de 5 minutos. Triture depois tudo com a ajuda da varinha mágica, e leve ao frigorifico até arrefecer completamente.
Coloque depois na máquina dos gelados, e proceda de acordo com as instruções do fabricante. nNo meu caso demorou cerca de 30 minutos a funcionar para ficar o sorvete pronto.
Guardo no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>