By colher-de-pau
É fácil de perceber que a “tapioquinha” entrou na moda, quando até em Coimbra abre um spot de tapiocas/crepiocas.
Eu gosto mais da versão doce da “tapioquinha” que, sem nada a acompanhar, a nada sabe. A versão gulosa de doce de leite e banana é divinal, assim como com nutela e morangos. A versão mais saudável com manteiga de amendoim ou amêndoa e banana é a que me conquista. E as versões salgadas? Não em convenciam…
Mas um resto de goma de tapioca a necessitar de ser consumida e a necessidade de um jantar simples de domingo à noite ditaram o uso da mesma numa versão salgada. E gostei.
Esta muito simples, com pasta de atum, um pouco de abacate e umas folhas verdes. Ficou aprovada.
Este domingo, dia 29 de Abril, das 10h às 13h com o almoço incluído, na Colher de Chá, no Furadouro – Ovar, com o tema “Receitas de Primavera para Desfrutar no Jardim”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt
Ingredientes para 2 tapioquinhas
150g de goma de tapioca hidratada
1 lata de atum em azeite
maionese caseira q.b.
1/2 abacate
salada de folhas verdes
2 ovos
salada de folhas verdes, tomate, maça e nozes pecans para acompanhar
Preparação:
Comece por escorrer o atum e colocar numa taça. Misture depois com cerca de 2 colheres de sopa de maionese caseira. Reserve.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque depois metade da goma hidratada numa camada só e deixe cozinhar – o que vai acontecer é vai-se formar uma espécie de crepe, pois toda aquela “farinha” granulosa vai “colar”. Vire cuidadosamente e deixe cozinhar também do outro lado. Retire e repita.
Recheie depois cada um dos “crepes” de tapioca com metade da pasta de atum, o abacate em fatias e uma mão cheia de folhas verdes. Dobre ao meio cada um dos crepes.
Cozinhe depois os ovos na frigideira anti aderente e coloque sobre as tapioquinhas.
Acompanhe com uma salada variada com maçã e nozes e um pouco mais de maionese.
Bom Apetite!