.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tomates Recheados com Millet, Cogumelos e Feta


By colher-de-pau


Gosto de experimentar coisas diferentes. E andava em falta com o Millet (também conhecido como milho painço) Já tinha ouvido falar imenso, já tinha experimentado, mas nunca o tinha cozinhado. Acabei a comprar um pouco, ainda antes das férias na loja Grão Natural aqui em Coimbra (onde comprei a granel, óptimo maneira de comprar pequenas quantidades de coisas a experimentar!!) O millet foi ficando e foi preciso chegar a casa de energias renovadas para ter vontade de finalmente experimentar. Fiz alguma pesquisa, para o saber cozinhar corretamente, e decidi depois preparar uma das nossas habituais refeições sem carne nem peixe utilizando o millet, e lá sairam uns saborosos tomates recheados.
Partilho aqui a receita – e o método de confeção do millet – para poderem experimentar e também dar asas à vossa imaginação e alargar também os alimentos na vossa alimentação. Não digo que seja para comer todos os dias. Mas tal como a quinoa é uma alternativa interessante e diferente. Porque não?



Entretanto aproveito para vos convidar para este Sábado, dia 25 de Agosto, às 17h, estarem comigo, a Convite da Câmara Municipal de Leiria, no Centro Azul – Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida e a apresentação do “Família e Amigos à Mesa”. Conto com a vossa presença.

Ingredientes para 4 pessoas:

Para cozinhar o millet:
1 chávena de chá de millet
2 chávenas de chá de água
sal q.b.

8 tomates cacho
100g de cogumelos marron
millet cozinhado anteriormente
150g de queijo feta
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
coentros frescos picados
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o millet. Demolhe 1 chávena de millet no dobro de água fria durante pelo menos 4 horas, ou durante a noite. Depois escorra o millet, passe por água corrente e coloque na panela juntamente com 2 chávenas de água e tempere com um pouco de sal. Deixe levantar fervura, tape e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar cerca de 10 minutos ou até a água evaporar. Desligue o lume, mexa com um garfo e deixe repousar mais 10 minutos. Está pronto a comer ou a ser misturado com o que quiser. Pode guardar no frigorífico numa caixa de vidro hermética alguns dias para ir acrescentando às suas receitas.
Para os tomates recheados comece por cortar a tampa ao tomate e a escavar com a ajuda de uma colher o seu interior (reserve o interior do tomate para fazer molho de tomate, arroz, para juntar a bolonhesa de carne – pode congelar!)
Coloque depois os tomates a escorrer sobre papel absorvente virados para baixo.
Entretanto lamine os cogumelos e leve-os a saltear numa frigideira com um pouco de azeite e o alho picado e sal. Acrescente depois o millet já cozinhado e envolva bem. Retire do lume e acrescente o queijo feta cortado em cubos e os coentros frescos picados.
Coloque os tomates num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-os com uma pitada de sal e um fio de azeite. Recheie com a mistura de millet, cogumelos e queijo, e coloque a tampa no tomate. Regue com mais um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o tomate estar macio.
Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *