.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolachas Speculoos (Ideias para Presentes de Natal 1)


By colher-de-pau


O Natal aproxima-se a passos largos. E está aí mesmo à porta!
Como sabem eu adoro a época do Natal! E acho que dezembro é mesmo o melhor mês do ano, e acho que vivo esta época de uma forma muito própria. Principalmente por causa dos presentes comestíveis e caseiros que faço e ofereço todos os anos para os nossos amigos e família, em vez de comprar presentes.
Como gosto de fazer várias coisas e diferentes, ando sempre à procura de ideias e receitas diferentes para fazer. E sei que por aí também há quem espere por estas ideias.
No entanto, eu não vario muito nas receitas que compõe os meus cabazes. Há sempre marmelada, doce de abóbora, geleia e bolachinhas. E vou sempre tentando descobrir e fazer receitas diferentes e tornar os meus cabazes mais atrativos e deliciosos para quem os recebe.
Este ano decidi fazer umas bolachas speculoos, que eu só conheço das que experimentei de compra, o ano passado, do Aldi. São realmente bolachas de natal, com imensas especiarias como canela, gengibre e cravinho, e são mesmo deliciosas.
Estas bolachinhas são tradicionais na gastronomia da Belgica e Holanda, e fazem parte das mesas de Natal.
Aqui já as vesti de festa, também a pensar nos meus cabazes de natal. E assim, aos poucos que comecem as festividades… e as ideias!

Ingredientes para cerca de 20 bolachas

185g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
3 e 1/2 colheres de chá de mistura de especiarias*
115g de manteiga à temperatura ambiente
110g de açúcar amarelo
100g de açúcar
1 ovo

  • Mistura de especiarias: Numa taça misture 1 colher de sopa de canela em pó + 1 e 1/2 colher de chá de noz moscada + 1 colher de chá de cravinho em pó + 1 colher de chá de gegibre me pó + 1/4 de colher de chá de cardamomo em pó + 1/4 colher de chá de pimenta branca em pó + 1/4 colher de chá de estrela de anis em pó

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o fermento e as especiarias e misture bem. Noutra taça coloque a manteiga e os açúcares e o ovo e misture bem até obter uma massa cremosa e homogénea. Junte depois a mistura de farinha e especiarias e misture até formar uma massa homogénea. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico entre 2 a 6 horas (NÃO SALTAR ESTE PASSO!)
Ao fim deste tempo retire a massa do frigorífico e, com a ajuda de um rolo da massa estenda a massa com cerca de 5mm de espessura. Corte com uma faca ou com cortadores de bolachas e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Quando retirar as bolachas estas ainda estão um pouco moles, mas retire-as cuidadosamente do tabuleiro e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Guarde depois em caixas herméticas ou coloque-as, depois de frias em frascos e latas e ofereça como mimo de natal.
Se quiser, decore as bolachas a gosto depois de frias!

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>