.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolas de Berlim (sem creme)


By colher-de-pau


A culpa é da Filipa Gomes e da minha amiga Sandra. A receita das Bolas de Berlim da Filipa quase que me passava ao lado, mas a minha amiga Sandra não deixou! Porque num destes sábados, depois de um passeio pelo Choupal com os miúdos e de uma bela caminhada, lá aparece ela com o tupperware cheio de bolas de berlim da Filipa. Claro que eu depois não descansei enquanto eu própria não fiz a receita!

A receita da Filipa tem um curd de limão e maracujá, mas eu acabei por servir as minhas bolas na sua versão simples e sem creme!

Fica aqui a receita.


Ingredientes para 12 bolas:

(adaptada desta receita da Filipa Gomes : https://www.instagram.com/p/CDI9dXiDvhj/)


Ingredientes para 12 bolas:


240ml de leite tépido (usei bebida vegetal de aveia)
5,5g de levedura seca (tipo fermipan)
100g de açúcar
50g manteiga
2 ovos
550g farinha de trigo sem fermento
Óleo qb
Açúcar qb para polvilhar


Preparação:


Numa taça junte o leite e a levedura seca e misture para dissolver. Acrescente depois o açúcar, a manteiga derretida e os ovos. Misture bem.

De seguida, acrescente 550 gramas de farinha misture. Amasse à mão por 15 minutos à mão (ou sete minutos na batedeira, como diz a Filipa – mas eu amassei na bimby – 6 minutos em velocidade espiga!) até descolar e ficar elástica (se necessário acrescente um pouco mais de farinha!)

Polvilhe depois uma taça com farinha e coloque a massa. Tape-a e deixe levedar por duas horas ou até duplicar de volume.

Ao fim desse tempo divida a massa em 12 porções iguais e forme bolinhas. Coloque-as num tabuleiro enfarinhado, e deixe-as levedar novamente até terem duplicado de volume, cerca de 1h.

Aqueça cerca de um litro de óleo num wok ou frigideira e frite as bolas, deixando-as alourar bem, Vá virando as bolas para que fritem uniformemente. Atenção que o óleo não deverá estar muito quente, ou as bolas ficam muito escuras e mal cozidas por dentro.

Retire-as do óleo, deixe escorrer um pouco e polvilhe-as com açúcar!


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>