.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo com Compota no Microondas


By colher-de-pau


A moda dos bolos no microondas já tem uns anos. Agora existem mais na versão de bolo de caneca, versões individuais de gulodices rápidas para fazer em dias de neura, para uma sobremesa rápida ou um pequeno almoço alternativo.
Achei por isso alguma piada quando a assitir a um episódio do Masterchef (Australia, que não vale a pena perder tempo a ver mais nenhum!), me chamou a atenção uma receita partilhada pelo jurado Matt Preston, de um bolo no microondas.
Anotei rapidamente a receita e sabia que a teria de testar em breve, numa versão mais “individual, ou para dois.
Na pratica acabei a adaptar a receita do Matt Preston. Não usei a compota de gengibre, mas uma de morango e ruibarbo oferecida no natal passado pela Sara Oliveira, a minha mais ilustre comentadora. Não juntei a raspa nem o sumo de lima e achei desnecessário a compota “gulosa” do apresentador, que substituí por manteiga de amendoim e um pouco de amêndoa ralada…
É uma outra versão, mas no fundo a essencia da receita do Matt. E a simplicidade de um bolo de microondas em 2 minutos e sem ficar com uma textura de borracha.
Experimentem que vale a pena!

Ingredientes para 2 pessoas ou 1 pessoa gulosa:

50g de manteiga à temperatura ambiente
50g de açúcar
50g de farinha
1 ovo
2 colheres de sopa bem cheia de compota à sua escolha

Toppings – opcional
manteiga de amendoim
amêndoa ralada

Preparação:

Misture a mneteiga com o açúcar até obter uma consistência homogénea. Junte depois o ovo e a farinha e misture até estar bem incorporado.
Unte muito bem com manteiga uma taça de vidro ou de louça (usei uma de sopa, com cerca de 300ml de capacidade). No fundo da taça coloque a compota, e por cima disponha a massa do bolo. Tape com película aderente (da que também pode ir ao microondas, como a do Lidl) e leve ao microondas potencia maxima, durante 2 minutos.
Retire e desenforme para um parto de servir. Polvilhe com a amêndoa picada e regue com um pouco de manteiga de amendoim.

(Não é um bolo para deixar para o dia seguinte, mas para comer na hora, de preferência ainda morno, e com uma chávena d chá, ou como sobremesa rápida com um pouco de gelado!)

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>