.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Laranja e Arandos (Ideias para Presentes de Natal 2)


By colher-de-pau


Por aqui continuarei, até ao natal a dar-vos todas as sextas feiras sugestões de presentes de comer. Esta semana a sugestão que vos trago é de um bolo.
Claro que ainda é muito cedo para cozinharem o bolo para o natal. ou talvez não! Se quiserem podem fazer e congelar, e deixar descongelar na véspera de oferecerem.
Mas oferecer um bolo feito, pode ser uma prenda para o amigo secreto, para oferecer naqueles jantares/almoços de natal que fazemos com as amigas, ou até para troca de prendas com os colegas do trabalho.
É uma sugestão ideial para trocas de presentes ainda antes do natal.
Se tiverem mais tempo, é um excelente presente de última hora ideal para darem à sogra da irmã ou à prima afastada que se juntou à ultima hora. Para oferecerem Às educadoras ou professoras dos miúdos. Ou mesmo para darem à avó gulosa que está farta de receber pantufas e roupões…
Quando ofereço este tipo de bolos, acabo sempre por os cozinhar na manhã do dia que os vou oferecer. Muitas vezes faço a receita e cozinho em mini-formas – de cartão descartável próprio para cozinhar no forno – encontram em lojas de cake design e o Deborla também costuma ter. E embalo sempre da forma mais bonita que consigo.
Também é uma ideia gira oferecer na própria forma, sendo a forma um presente. Ou num prato de bolo, sendo o prato o presente!
Ficam também maravilhosos no cabaz de natal, juntamente com outras coisinhas boas para comer…



Ingredientes:

2 chávenas de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
raspa de casca de 1 laranja
150g de arandos secos (ou passas)
1/2 chávena de nozes, pecans ou amêndoas
1/4 de chávena de manteiga amolecida
1 chávena de açúcar
1 ovo
3/4 de chávena de sumo de laranja natural

Preparação:

Numa taça junte a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a raspa de laranja, as nozes e os arandos. Reserve.
Em outra taça bata bem a manteiga com o açúcar e o ovo até obter uma mistura bem cremosa. Junte sumo de laranja e misture bem. Finalmente acrescente a mistura de farinha e ingredientes secos e envolva.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada (ou em formas de cartão próprias para levar ao forno, se for para oferecer) e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, ou até o bolo estar cozinhado.
Depois de frio embale a gosto, embrulhando bem em película aderente ou colocando em saquinhos de celofane e decorado com fitas e etiquetas de natal.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>