.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Noz com Buttercream de Café


By colher-de-pau


Este ano o bolo de anos da Benedita foi a primeira coisa que defini para a festa! Sabia que queria fazer um bolo de noz e que queria juntar o creme que sempre faço cá em casa para o bolo de bolacha. Andava há já algum tempo e magicar essa combinação.
E o resultado foi muito bom e muito bem recebido por todos!
Aqui fica a receita do bolo com que celebramos os dois anos da Benedita!

Ingredientes para o Bolo de Noz:

200g de açúcar
150g de miolo de noz + mais para decorar
150g de manteiga
100g de farinha
6 ovos
1 colher sobremesa de fermento em pó

Buttercream de Café:

250g de manteiga
250g de açúcar em pó
30ml de café forte

Preparação:

No robot de cozinha coloque as nozes, a farinha e o fermento, e triture. Reserve. Numa tigela à parte, bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme fofo, e depois junte os ovos, um a um e batendo sempre muito bem entre cada adição.
Por fim, adicione a mistura de noz e farinha e envolva tudo. Coloque o preparado numa forma untada e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal (eu dividi a mistura em duas formas de 18cm de diametro cada, para ficar com um bolo mais alto) e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 a 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Prepare o buttercream: Bata a manteiga com o açúcar em pó até ficar bem incorporado, e junte depois o café batendo um pouco mais até ficar bem misturado. (Se usar a Bimby misture a manteiga com o açúcar em pó cerca de 15 segundos à velocidade de 4,5 – pode necessitar de mais ou menos dependendo da temperatura da manteiga, e junte depois o café batendo mais uns segundos para incorporar!)
Corte o bolo ao meio, na horizontal (como tinha 2 bolos fiz um bolo de quatro camadas) e recheie cada uma das camadas com uma parte do creme de café, sobrepondo-as. No fim barre-o com o restante creme e decore com metades de nozes e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>