.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Requeijão


By colher-de-pau


Tenho um pequeno ajudante de cozinha. Assim que me vê a preparar para cozinhar, seja fazer um bolo ou simplesmente o jantar, pega no pequeno escadote que está na cozinha, posiciona-o junto do fogão e diz do alto dos seus dois anos “o Zé qé cozinhá”. Depois é vê-lo, com um pequeno tacho e uma colher de pau, e a pedir-me pimenta, sal, azeite e canela. Enquanto eu realmente cozinho, ele ao meu lado lá se vai distraindo, aprendendo e fazendo uma porcaria de todo o tamanho….
Ainda não acha muita piada ajudar a fazer bolos ou outra coisa qualquer, porque a cozinha dele vive apenas da sua imaginação, e não das “regras” da culinária, pelo que quando lhe digo que não se junta mais farinha, ou que não se mexe mais, é motivo para uma pequena birra.
Enquanto eu fazia este bolo de requeijão, o Zé Maria inspirado pelo desperdício dos meus ingredientes juntou cascas de ovos, farinha, azeite, pimenta, sal e canela (que é a sua especiaria favorita!) numa mixórdia única.
Deixo-vos apenas a receita do bolo!
Bom fim de semana.


Ingredientes:


1 requeijão de Seia (cerca de 250g)
1 chávena e meia (com 225ml de capacidade) de açúcar
3 colheres de sopa de leite
1 chávena (com 225ml de capacidade) bem cheia de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos


Preparação:


Numa taça coloque o requeijão e esmague-o juntamente com as 3 gemas. Acrescente depois o açúcar, o leite, a farinha e o fermento e misture bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado anterior.
Leve a mistura ao forno previamente aquecido a 180ºC, numa forma com buraco, untada e polvilhada com farinha, cerca de 35 minutos. (Atenção para o bolo não secar).
Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos na forma antes de desenformar.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *