By colher-de-pau
Este ano meti na cabeça que queria fazer broas para dos santos. Acho que não é tradição aqui por Coimbra, mas via imensas pessoas que costumam fazer, e decidi que era desta que experimentava. Pedi ajuda para uma receita interessante, e de entre muitas sugestões fui para à uma do “Pão, Bolos e Companhia”, que nunca desilude neste campo. Fiz algumas alterações e, confesso, que adapei a receita para amassar no robot de cozinha, pois tudo o que permita poupar tempo é de louvar.
As broas ficaram muito boas, e não sei se não as repito para o natal. Macias, fofas e deliciosas, muitos simples de preparar, vale a pena experimentarem. Juntei nozes e passas, mas acho que podem juntar os frutos secos que mais gostam!
Tema: Receitas quentes para Dias Frios
Lisboa – 10 de Novembro – 11h30 Workshops Pop-Up Chiado
Ingredientes para cerca de 14 broinhas:
250g de batata doce assada ou cozida
200g de açúcar
2 ovos pequenos
125ml de água morna
7g de levedura seca ( fermipan ou equivalente)
500g de farinha
raspa da casca de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de erva doce em pó
1 pitada de sal
150g de nozes partidas
75g de passas
Preparação:
Triture a batata doce com o açúcar até obter uma pasta. Adicione depois os ovos, a levedura, a agua morna, a raspa de limão, as especiarias e o sal, e finalmente a farinha. Amasse tudo com as mãos, até obter uma massa elástica, e deixe repousar, bem tapado, e coberto com uma manta, cerca de 1h30 ou até ter duplicado de volume. ( Nota: amassei na bimby, durante 5m, velocidade espiga.)
Depois de levedar, junte as nozes e passas e amasse ligeiramente só para misturar. Tenda depois as broinhas, e passe-as por farinha.
Coloque-as no tabuleiro e deixe repousar mais 15 minutos. Leve depois ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Bom Apetite!