.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Caril de Lentilhas com Ovo Estrelado


By colher-de-pau


Apesar de ainda não terem figurado por aqui, neste ano de 2016, muitas receitas vegetarianas – ou como eu gosto mais de dizer sem carne ou peixe – elas continuam a fazer parte dos nossos menus.
Principalmente à segunda feira – a famosa “meatless monday”!
Há sempre imensas coisas que se podem fazer e a imaginação deve ditar o que nos apetece comer. Sei que para muitos pensar numa refeição sem carne ou peixe pode não parecer muito fácil, mas acreditem que é! Tentem imaginar uma receita conhecida e que fazem habitualmente, por exemplo, arroz de tomate com pataniscas de bacalhau. Podem fazer na mesma o arroz de tomate e acompanhar com pataniscas de legumes (só com cebola e alho francês ficam deliciosas)Ou então uma lasanha, mas em vez da mistura de carne façam uma semelhante com cogumelos… Como podem ver é mais fácil do que parece.
Desta vez por aqui foi caril de lentilhas, para gastar um rostinho de lentilhas que andava por aqui. E o ovo estrelado deu o toque final.
Espero que gostem.


Ingredientes para 2 pessoas:


300g de lentilhas previamente demolhadas
1 cebola
2 dentes de alho
1 pedacinho de raiz de gengibre
1 folha de louro
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de curcuma
2 tomates pelados
piri-piri a gosto
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de óleo vegetal ou manteiga
125ml de leite de coco
1 molhinho de coentros frescos


Preparação:


Num tacho coloque o óleo ou a manteiga e deixe aquecer. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados e acrescente o louro e um pouco da raiz de gengibre picada (cerca de 1 colher de café cheia).
Deixe começar a fritar e acrescente as especiarias e o piri-piri moído a gosto e mexa bem durante alguns minutos para que estas libertem todas as suas fragrâncias e cozinhem.
Acrescente depois o tomate partido em pequenos pedaços e envolva no refogado. Junte as lentilhas previamente demolhadas e bem escorridas e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte o leite de coco e deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem macios, com o tacho tapado e em lume brando. Se necessário acrescente um pouco de água se achar que a mistura está ficar muito seca.
Entretanto estrele os ovos e sirva o caril de lentilhas com os ovos escalfados e com um pouco de arroz basmati bem soltinho.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>