.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Compota de Pêra com Passas e Vinho do Porto


By colher-de-pau


Cá em casa continua alguma azáfama para os presentes de comer para oferecer no natal. E como é habitual, estes presentes ganham uma vida própria… Não estava a contar fazer compota de pêra, mas uma oferta da dos cunhados Rita e Tó, fez com que me visse a braços com muitas pêras e bem madurinhas, a precisarem de ser consumidas rapidamente e de alguma forma.
Se algumas o meu pequeno António se deliciou a comê-las, ainda sobravam muitas, com uma validade reduzida. Foi por isso que rapidamente preparei um simples doce. Inicialmente apenas era para lhe juntar umas nozes ou amêndoas, mas após uma “sondagem” do facebook do blogue, houve alguém que me deu uma ideia melhor. (Obrigada Paula!!!)
E assim foi. Em vez de nozes ou amêndoas, a compota ganhou uma nova vida, com o aroma do vinho do porto e a doçura das passas. E ficou maravilhoso.
Nesse tarde até houve crepes para o lanche barrados com um pouco de compota de pêra – um pedacinho que já não cabia nos frascos que estão ali alinhados para oferecermos este natal!
Continuam as ideias para os cabazes e algum aproveitamento com aquilo que nos vem parar generosamente a casa.
E por aí? Já começaram a preparar Presentes de Comer?

E por falar em Presentes de Comer – Dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

E dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt. E o tema? “Receitas para mesas de Festa”!

Ingredientes para 4 frasquinhos

1 kilo de pêras descascadas e se caroço
650g de açucar
150ml de vinho do porto
100g de uvas passas

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a pêra partida em pequenos pedaços e o açúcar. Envolva bem e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o doce ter atingido o ponto desejado (ponto de estrada). Com uma varinha mágica triture o doce. Adicione o vinho do porto e as passas e leve novamente ao lume deixando depois ferver, em lume brando apenas 2 minutos.
Retire a compota e coloque-a ainda quente em frascos bem esterilizados e de preferência também quentes. Feche de imediato e vire-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos, para que ganhem um vácuo natural.
Rotule e decore a gosto.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *