.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Entrecosto Assado com Alecrim e Limão e Batatas Louras


By colher-de-pau


Não saberia viver sem forno. Uso tanto de verão como de inverno, embora nos dias frios nada seja tão reconfortante como comida de forno. Mas principalmente é uma forma muito prática de cozinhar. Basta colocar tudo dentro do forno e esperar que fique feito!
Não acho que exista nenhum truque para cozinhar no forno. Quer dizer… para dizer a verdade até há! Comida de forno, carnes principalmente, tem de ser lenta e demorada…Não para para fazer um assado à pressa. Os assados demoram. E talvez por isso sejam tão acolhedores e reconfortantes e perfeitos para dias frios.
No fim de semana que passou, saiu um aromático entrecosto assado com limão e alecrim, e umas batatinhas louras.
Aqui fica a receita!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de entrecosto com cerca de 1,2kg
1 limão
2 pernadas de alecrim fresco
sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho

Batatas Louras:
4 batatas grandes
sal e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
azeite q.b.

Preparação:

Coloque o entrecosto num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere com sal e pimenta e os dentes de alho esmagados. Corte o limão às rodelas e disponha as rodelas em cima do entrecosto assim como o alecrim. Tape bem com papel de alumínio (ou com a tampa se usar um recipiente próprio com tampa) e leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 2h30. (Ao fim de duas horas poderá retirar o papel de alumínio e deixar 30 minutos a cozinhar destapado para dourar!)
Para as batatas: descasque-as e corte-as em gomos ou palitos grossos. Coloque também num pirex ou tabuleiro. Tempere com sal, pimenta, o colorau e o alho em pó e envolva bem. Junte as folhas de louro e regue com o azeite. Volte a envolver. Tape com papel de alumínio e coloque no forno 1h30 depois do entrecosto – as batatas demoram cerca de 1h a cozinhar. Ao fim de 45 minutos retire o papel de alumínio às batatas e deixe alourar.
Sirva o entrecosto e as batatas e acompanhe com uma salada verde ou legumes salteados ou assados.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *