.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Esparguete com Legumes de Verão, Molho de Tomate e Manjericão



No regresso das férias a inspiração para cozinhar tem vindo essencialmente dos legumes da horta, das suas cores e dos seus aromas.
Ter a sorte e/ou privilégio de cozinhar com produtos apanhados uma ou duas horas antes é que me dá imenso prazer. Lembro-me de ser miúda e, em casa dos meus avós paternos irmos apanhar alfaces mesmo antes de as lavarmos para a salada do almoço, ou os tomates mesmo antes de os cortar para o refogado, ou as couves para a sopa apanhadas minutos antes de irem para a panela.
Acredito que para quem não vive na cidade e tenha uma horta ou quinta, esta prática ainda seja comum. Mas quem tem de fazer as suas compras maioritariamente em supermercados com produtos que viajam entre vários países durante dias, ou que são acondicionados em câmaras frigoríficas durante semanas, ir a à horta ou a um mercado com pequenos produtores em que a fruta e os legumes são colhidos pouco antes de vender torna-se uma experiência completamente diferente, quer em termos de sabor, quer de cheiro e até de textura.
Por aqui assou-se um tabuleiro de legumes e preparou-se um saboroso molho de tomate. No fim, um pouco de espaguete ligou tudo, num jantar de meio de semana sem carne ou peixe.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras de legumes)

Para os legumes assados:
1 beringela pequena
1 courgete pequena
2 cebolas roxas pequenas
1 pimento vermelho pequeno
2 entes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Para o molho de Tomate:
3 tomates maduros
1 cebola amarela
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
folhas de manjericão fresco q.b.

200g de esparguete
queijo parmesão ralado na hora q.b.
folhas de manjericao fresco q.b.

Preparação:

Para os legumes assados lave bem a beringela e a courgete e corte-as em rodelas não muito grossas. corte depois as rodelas ao meio e coloque-as num tabuleiro que possa ir ao forno. Junte depois as cebolas previamente descascadas e cortadas em meias luas finas, e o pimento em cubinhos. Esmague os dentes de alho e acrescente aos legumes.Tempere com um pouco de sal, pimenta e regue com azeite. Envolva bem todos os legumes e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até que os legumes estejam macios e ligeiramente dourados.
Para o molho de tomate pique finamente a cebola e leve-a a refogar com um pouco de azeite. Arescente depois os tomates cortados em cubos pequenos e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Tempere depois a gosto com sal, pimenta e com o vinagre balsâmico e deixe cozinhar até o molho estar apurado. Quando o molho estiver pronto acrescente algumas folhas de manjericão fresco rasgadas com as mãos, envolva bem e desligue o molho. Reserve.
Entretanto coza o espaguete em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. Escorra bem e coloque-o num prato de servir. Acrescente os legumes assados e molho de tomate a gosto e envolva bem até a massa estar bem coberta.
Acrescente o queijo parmesão a gosto sobre a massa quente e decore com umas folhas de manjericão fresco.

Bom Apetite!

Source: Para Cozinhar