.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Fritata de Beringela e Abóbora


By colher-de-pau


Sempre fui adepta da organização e do planeamento, e principalmente na cozinha acho que faz toda a diferença. Desde que o António Maria nasceu, rapidamente percebi que o meu planeamento e organização eram essenciais para haver ordem cá me casa, mas principalmente para ser possível ter as refeições prontas a tempo e horas e voltar às nossas rotinas habituais, o que nem sempre é fácil coordenar com os horários de um ser pequenino. Manter as nossas rotinas e horários é importante, não só para nós, mas principalmente para o Zé Maria.
Isso implicou que eu alterasse a forma como me organizava, porque agora o meu tempo é gerido de forma diferente. Depois de algumas semanas a “implementar” novas rotinas, percebo como me têm ajudado. Estas rotinas não são novidade para muitas pessoas – mas podem ainda ajudar outras quantas que, com filhos pequenos, um trabalho fora e dentro de casa, e pouco ou nenhuma ajuda externa, tÊm alguma dificuldade nesta gestão diária. O que passei a fazer? A organizar a semana culinária num par de horas durante o fim de semana.
Mais do que nunca torna-se prioritário a ementa semanal (que chata que sou sempre a falar nisto….) e a lista de compras bem feita com base nesse planeamento. Depois, é olhar para a nossa ementa semanal e adiantar e preparar ao máximo tudo aquilo que se pode. Um exemplo prático do que tem sido feito cá me casa. Ao sábado, logo depois do almoço e enquanto os miúdos dormem a sesta, é para mim a altura ideal para essa preparação. Faço pão, iogurte caseiro para a semana e ainda um bolo. Lavo a alface preparo-a e seco-a bem antes de colocar num saco: salada pronta a colocar na saladeira durante a semana. Preparo os legumes para a sopa e coloco em saquinhos: depois é só colocar na panela. O mesmo com os restantes legumes, como por exemplo brócolos. Cortar a cebola, os cogumelos ou o pimento em tirinhas e colocar numa caixa plástica para o salteado que vou juntar a uma massa durante a semana.
Uma das refeições é frango estufado. Aproveito para o estufar desde já e guardo-o numa caixa no frigorífico…. Vou fazer uma receita de bacalhau ou com carne à bolonhesa? Já os cozinhei e refoguei e está em caixinhas pronto a usar – ou a congelar se optar por fazer mais do que uma dose. E por aí em diante.
Ao sábado o meu frigorífico é um amontoado de caixas e saquinhos com tudo adiantado para as refeições da semana, e ainda algumas refeições já quase preparadas. Eu disse que não era novidade para ninguém. Apenas não costumava organizar-me assim, porque não sentia essa necessidade. Sinto que as duas ou três horas que “perco” ao sábado a adiantar todo este trabalho, me permitem que durante a semana as coisas corram de forma mais calma e com menos “stress”. Imagino que possam ser uma mais valia para quem chega a casa perto das 20h com crianças (ou não) e ainda o jantar para fazer.
Inspirada por esta nova organização, uma fritatta que fez parte de uma das minhas últimas ementas semanais, com a abóbora e a beringela preparadas e numa caixinha, prontas a seguirem diretamente para a frigideira.
E uma receita perfeita para uma “meat free monday”.



Ingredientes para 2 pessoas:


4 ovos
200ml de creme vegetal (usei Shoyce) ou natas magras
1 beringela pequena
150g de abóbora manteiga ou hokkaido
10 azeitonas pretas descaroçadas
1/2 colher de chá de coentros em pó
azeite q.b.
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque a beringela e corte-a em cubinhos. Descasque a abóbora e corte-a também em cubos. Reserve.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e junte a abóbora e a beringela. Tempere com um pouco de sal, pimenta e com os coentros em pó e deixe saltear em lume brando até a abóbora e a beringela estarem macias.
Entretanto bata os ovos com ao creme vegetal, a salsa picada e temperes gosto com um pouco de sal e pimenta. Verta a mistura de ovos sobre os legumes e deixe começarem cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos.
Ao fim desse tempo junte as azeitonas e coloque a mistura no forno previamente aquecido a 180ºC com a função de “grill” e deixe acabar de cozinhar no forno até que fique dourada. (Atenção que deverá utilizar uma frigideira que possa ir ao forno!)
Sirva a fritatta com brócolos cozidos.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *