.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Lombos de Pescada Estufados com Cenoura, Alho Francês e Coco


By colher-de-pau


Estamos no Carnaval. Há miudos mascarados. E este ano já não me consegui escapar. Ou seja eu, que nem ligo assim muito ao carnaval, e que nem acho grande piada – longe de mim ir ver qualquer cortejo carnavalesco, porque não ligo mesmo! – lá tive de mascarar pela primeira vez o pequeno Zé Maria, porque a escola tinha uma pequena festa, só para eles e para fugir às rotinas.
Esta mãe, pouco dada a estas coisas, e com um filho que não fazia ainda a mínima ideia do que era o Carnaval, decidiu a fatiota por ele, e toca de o mascarar e Harry Potter, ou não fosse a mãe um fã desde o início da história deste pequeno feiticeiro. E o Zé Maria lá foi, orgulhoso na sua capa preta, gravata do pai, com a varinha na mão, e uma “cicatriz” em forma de raio na testa. Claro que nenhum dos outros miúdos o soube identificar: para eles estava mascarado de mágico, o que serviu para o propósito!
E assim, entre um final de semana entre mascaras e mascarados, almoços de amigos e de família – e sim, de muita comida – chegamos ao início de mais uma semana, pautada pelo Carnaval e com um “feriado” amanhã para muitas pessoas.
Por aqui, a cozinha não está fechada, mas a comezaina do fim de semana deixa-nos a pensar em coisas mais leves como um peixinho. Uma receita de lombinhos de pescada com legumes, para miúdos e graúdos, para acalmar o organismo dos excessos do Carnaval!

Ingredientes para 3 pessoas:

4 lombinhos ou medalhões de pescada
1 cenoura grande
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 alho francês
azeite q.b.
4 colheres de sopa de leite de coco (apenas a parte sólida da lata!)

Preparação:

Descasque e pique finamente a cebola, assim como os dentes de alho. Descasque e rale a cenoura e corte o alho francês em rodelas finas (lave-o depois bem para libertar todas as impurezas).
Leve um tacho ao lume com o azeite e acrescente a cebola e o alho picado, assim como a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte depois a cenoura e o alho francês e envolva bem, deixando cozinhar uns minutos.
Entretanto corte os lombos ou medalhões de pescada em cubos não muito pequenos (cada medalhão ou lombo em 3 ou 4 pedaços) e junte-os ao tacho com os restantes legumes. Envolva bem, tempere a gosto com sal e pimenta e acrescente o leite de coco. Deixe depois cozinhar em lume brando até o peixe estar cozinhado.
Sirva o peixe estufado com arroz branco ou puré e legumes cozidos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

bitcoin mixerbitcoin tumblerbest bitcoin mixer