.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Lombos de Salmão com Salteado de Cogumelos e Brócolos


By colher-de-pau


A primeira ementa semanal do ano está em prática. Deixou de haver desculpas para as baldas na cozinha que ocorre sempre no final do ano. A primeira ementa semanal do ano serve para acabar de gastar o que ainda está no congelador e no frigorífico e as receitas são preparadas com sobras e restos disto e daquilo.
Já se fez arroz com sobras de frango desfiado num molho com um resto de polpa de tomate e um pouco de natas de soja – que acompanhamos com brócolos – e estava bem bom, apesar de nada apresentável para o blogue.
Comeu-se um pequeno caçoilo de chanfana que a mãe tinha enviado e que estava congelado, e já se acabaram uns douradinhos com arroz de ervilhas.
Agora foi de uns lombinhos de salmão. Com uns cogumelos que já estavam a ficar um pouco murchos, e uns brócolos que, entre outras coisas boas, foram uma oferta de ano novo da prima Delmira.
E como se anda enfartado de comidas muito “ricas” uma receita para acalmar dos excessos alimentares.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 ou 3 lombos de salmão (consoante o tamanho)
sal e pimenta q.b.
150g de cogumelos brancos
1 cabeça pequena de brócolos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1 dente de alho
óleo de sésamo tostado para temperar – opcional


Preparação:


Tempere os lombinhos de salmão com sal e pimenta e reserve.
Pique depois o dente de alho e lamine os cogumelos. Separe os brócolos em floretes pequenos – uma vez que não os vai cozer, mas apenas saltear.
Numa frigideira coloque 1 colher de sopa de azeite e o dente de alho picado. Assim que este começar a querer fritar acrescente os cogumelos laminados e os floretes de brócolos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe saltear um pouco até os cogumelos começarem a murchar e a largar líquido, e acrescente depois cerca de 30ml de água a ferver à frigideira quente. Isto vai libertar vapor que ajudará a cozinhar melhor os brócolos. Deixe cozinhar até os brócolos estarem macios mas ainda crocantes, e tempere depois com o molho de soja envolvendo bem.
Entretanto cozinhe o salmão, grelhando-o numa chapa quente com o restante azeite.
Sirva o salteado de cogumelos e brócolos com o salmão e regue, se gostar com o óleo de sésamo tostado. Acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

bitcoin mixerbitcoin tumblerbest bitcoin mixer