.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Massa de Tarte Doce


By colher-de-pau


Há básicos de que todos devemos ter uma boa receita. E as massas são daqueles básicos indispensáveis. Sejam massas de empadas, de rissois, de quiches, de massa tenra, de brioches, ou de tartes doces. E claro que as massas preparadas em casa, não têm nada a ver com as de compra. Valem todo o trabalho e tempo que lhes dedicamos. E que nem sempre é assim tanto. Neste caso bastam alguns minutos!
Esta é uma massa fantástica, muito simples de preparar e serve como base a tudo o que quiserem criar. Esta foi recheada com curd de limão e decorada com suspiros caseiros e frutos vermelhos. Combinação sempre vencedora!



Ingredientes:
(in “Back to Brilliance”, Donna Hay, pagina 220)

300g de farinha
175g de manteiga fria
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água fria
40g de açúcar

Preparação:

Coloque a farinha, o açúcar e a manteiga cortada em cubos num robot de cozinha e misture até a mistura ficar com uma textura semelhante a migalhas finas. Com o robot ligado, junte a gema e a água e deixe a trabalhar até a massa se unir. Retire do robot, coloque numa superfície enfarinhada e amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola, que deverá achatar formando um disco. Cubra com papel vegetal e com o rolo da massa estique até a massa ficar com cerca de 3mm de espessura. Embrulhe no papel e leve assim ao frigorífico durante uma hora.
Retire do frigorífico, deixe à temperatura ambiente uns 5 minutos e depois de ser mais fácil de trabalhar forre com ela uma carteira com cerca de 22 cm de diâmetro. Corte o excesso, pique o fundo e leve ao frigorífico mais 30 minutos.
Depois é usar a gosto. Pode colocar o recheio e cozinhar tudo junto no forno, ou cozer em vazio, que foi o que fiz.
Para isso, basta retirar a massa do frigorífico e forrar com papel vegetal e encher com algum peso (podem ser feijões secos, arroz …)
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, Retire o papel e os pesos, e cozinha mais 15 minutos até a massa estar dourada.
Deixe arrefecer na forma antes de retirar e rechear a gosto!

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>