.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pães de Cachorro


By colher-de-pau


Os meus filhos, influenciados por aquilo que vão vendo na televisão andavam a pedir “cachorros quentes” há já algum tempo. Raramente compro e comemos salsichas, mas acho que a máxima “nem sempre, nem nunca” é uma regra sensata e deve ser aplicada em quase todos os aspetos da nossa vida.
Posto isto, já que não faço as salsichas (já estive mais longe), fiz o pão dos cachorros. E realmente ficaram deliciosos! E fazem toda a diferença. Ficaram fofos, ligeiramente adocicados, e realmente elevaram os nossos cachorros a outro nível. Não são muito trabalhosos, é só preciso disponibilidade!
A receita é do Joshua Weissman, e é infalível. Se quiserem perceber melhor as voltas para fazerem o pão, ou tiverem dúvidas na explicação, aconselho a ver o video dele do Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TQNizn8eCbc



Ingredientes para 10 pães:

120ml de leite morno (usei bebida vegetal de aveia e também funcionou)
120ml de água morna
9g de levedura seca
525g de farinha
15g de açúcar
7g de sal
1 ovo
1 gema
35g de manteiga

Preparação:

Numa taça coloque o leite morno e a água e junte a levedura seca. Misture muito bem e deixe repousar alguns minutos.
Entretanto numa taça coloque a farinha, o açúcar, e o sal e misture bem. Pode depois usar uma batedeira com o gancho de massas, o robot de cozinha, ou amassar à mão. Junte a mistura de fermento à farinha, assim como o ovo inteiro e gema, e amasse até formar uma massa homogénea e lisa que de desprenda das paredes da taça. (Eu usei a bimby, e amassei 5 minutos na velocidade espiga). Ao fim desse tempo junte a manteiga e amassa até estar tudo incorporado, mas uns 2 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Ao fim desse tempo, vire a massa numa superfície enfarinhada e forme 10 bolas do mesmo tamanho. Tape-as com um pano e deixe repousar 10 minutos. Forme depois cada bola num cilindro, com cerca de 12 cm de comprimento, e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligeiramente afastados, porque o objectivo é que se toquem depois de voltarem a levedar. Tape o tabuleiro e deixe levedar mais 45 minutos até voltarem a crescer.
Pincele-os depois com ovo batido com um pouco de água, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.
Assim que saírem do forno, pincele-os com um pouco de manteiga derretida e deixe arrefecer antes de usar.
Forme depois o cachorro a seu gosto, usando os seus toppings favoritos.
Poderá congelar os pãezinhos que sobrarem para usar noutra ocasião!

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>