Aqui em casa, quem mais gosta de panquecas é o António. Gosta muito de panquecas ao pequeno almoço, com iogurte natural, puré de maça e um bocadinho de canela e de maple syrup.
Como as manhãs são atribuladas, como todas as manhãs em todas as casas, principalmente com filhos, faço as panquecas com antecedência, e guardo-as numa caixa hermética no frigorífico depois de prontas. Aguentam uns 3 ou 4 dias assim. Aqueço-as depois ligeiramente no microondas ou na torradeira antes de servir com os toppings preferidos.
Em alternativa, também podem congelar – e separadas individualmente com papel vegetal e retirar diretamente do congelador para a torradeira— onde aquecem e descongelam ao mesmo tempo.
Esta versão de panquecas não leva ovos – óptimo para quem é alérgico, ou para dias em que os ovos acabaram, mas os miúdos continuam a pedir panquecas!
Ingredientes para cerca de 20 panquecas pequeninas:
500ml de buttermilk (ou 500ml de leite ao qual se junta 3 colheres de sopa de sumo de limão e se deixa repousar 15 minutos antes de usar)
260g de farinha de esperta ou de trigo
2 colheres de sopa de açúcar mascavado ou de coco
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de vinagre
2 colheres de sopa de azeite
Preparação:
Numa taça junte a farinha, o bicarbonato , o fermento e o açúcar e misture bem. Junte depois o vinagre, o azeite e o buttermilk e misture bem até formar uma massa líquida e homogénea.
Leve depois uma frigideira anti aderente ou uma chapa ao lume e deixe aquecer bem. Coloque colheradas de massa e vire com uma espátula quando terminar de fazer bolhas. Deixe depois cozinhar do outro lado até ficarem douradas.
Repita até esgotar a massa e sirva com acompanhamentos a gosto. Cá em casa iogurte natural, puré de maçã, canela e um fio de Maple syrup têm sido os toppings favoritos!
Bom Apetite!