Hoje a semana começa doce.
Ontem foi dia de comida de forno. Fiz frango assado para o almoço, daquelas receitas do tempo das avós, aqueles assados clássicos. (Se quiserem podem ver a receita no meu instagram : https://www.instagram.com/p/CH5zdvUsfZN/) E já se sabe como são as memórias, e principalmente as memórias aliadas à comida.
Acabei por me lembrar destas papas de milho, que eu gosto na versão doce, como sobremesa, mas que o meu avó, gosta também na versão sem açúcar e come muitas vezes em versão de jantar “ mais leve”. As minhas memórias levaram-me a casa dos meus avós, a ver o meu avô a fazer as suas papas e eu a tirar uma tacinha, para as comer ainda quentes polvilhadas de açúcar e canela.
Aqui fica uma versão, que preparei para um workshop de receitas de outono – e que saudades de fazer workshops – e que hoje me fez todo o sentido partilhar com vocês.
Boa semana a todos!
Ingredientes:
1l de leite meio gordo ou gordo
1 casquinha de limão
100g de farinha de milho
150g de açúcar
2 gemas
canela q.b.
Preparação:
Leve o leite a aquecer juntamente com a casca de limão. Num tacho coloque o açúcar e a farinha de milho e misture. Vá depois adicionando o leite quente, mexendo de modo a que não ganhe grumos. Junte também as gemas batidas e com cuidado para que não talhem.
Leve novamente ao lume, brando, e vá mexendo até engrossar e cobrir as costas da colher de pau. Retire do lume e coloque em tacinhas.
Polvilhe com canela e sirva morno ou já frio.
Bom Apetite!