.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Peixe Galo Frito com Gratinado de Couve Flor


By colher-de-pau


No meu último cabaz de peixinho da lota (saibam mais em como podem receber peixe fresco em casa em www.peixinhodalota.pt), vieram uns peixes galos relativamente pequenos. A ideia de os fazer assados ou mesmo grelhado ou em filetes, acabou por cair por terra, porque eram realmente pequenos para esse trabalho, para além de eu não ser a “peixeira” mais experiente em filetar peixe. Para assar achei.os pequenos e tive receio de deixar a sua carne delicada seca, e portanto, optei por uma alternativa segura, Simplesmente fritar.
Para acompanhar acabei por fazer um gratinado de couve flor, para acabar de gastar algumas coisas que tinha aqui por casa: meia embalagem de queijo mozarella, e meio pacote de natas.
O peixe ficou delicioso e suculento, e o gratinado bastante suave, numa combinação estranha mas que acabou deliciosa!



Ingredientes para 4 pessoas:

cerca de 1 kg de peixe galo
sal q.b.
farinha q.b. para fritar

Gratinado de couve flor:
1 couve flor pequena
100ml de natas
100g de queijo mozarella
sal e pimenta q.b.
noz moscada q,b,


Preparação:

Para o gratinado de couve flor, coza a couve flor a vapor até que esta fique macia.
Entretanto leve ao lume um tacho com as natas e deixe aquecer. Junte o queijo e deixe derreter, mexendo de vez em quando. Junte a couve flor já cozinhada, envolva bem e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada (se quiser junte um pouco de mostarda!) Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC a gratinar, até que fique dourado.
Entretanto tempere o peixe de sal e passe-o por farinha. Leve-o depois a fritar em azeite ou óleo quente até que fique dourado. Deixe escorrer em papel absorvente.
Sirva o peixe com o gratinado de couve flor, e se gostar com um salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>