.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Posta de Atum Grelhada com Molho de Azeite e Alho


By colher-de-pau


Ao planear a ementa semanal, as coisas que faço são na grande maioria das vezes mesmo muito simples a próprias para dias da semana com pouco tempo. Como esta receita de peixe. Que não demora mesmo mais de 15 minutos a colocar na mesa.
Mais uma vez as postas de atum vieram no meu maravilhoso cabaz do Peixinho da Lota. É sempre muito confortável e prático receber peixe fresco, quase acabado de apanhar, e já preparado e embalado a vácuo. E o facto de receber peixe que na maioria das vezes não escolho, faz-me diversificar as variedades que comemos e sair da zona de conforto do que estamos habituados. E temos tido muitas agradáveis surpresas com peixes que nem conhecíamos e que muitas vezes até nem se encontram com facilidade à venda!
Neste cabaz desta semana vinham os mais tradicionais carapaus, pescada, mas também postas de atum e peixe galo. Há também outro tipo de cabazes, dos “sem espinhas”, aos “Gourmet”, e podem sempre pedir para não receber peixes que não gostem mesmo! Há entregas em vários pontos do pais, basta procurarem no site deles. Eu sou suspeita, porque este projecto é de uma amiga. Mas recomendo porque gosto mesmo e sou cliente habitual! E numa altura em que o tempo é o que temos de mais valioso, é optimo podermos ter o peixe fresco de qualidade entregue ao domicilio.
E desta vez as postas de atum que vieram ficaram mesmo deliciosas!

Ingredientes para 4 pessoas:

8 postas de atum fresco
sal q.b.

Molho de azeite e alho:
6 dentes de alho
125ml de azeite

Preparação:

Descasque os dentes de alho e corte-os em laminas finas. Coloque num tachinho ou frigideira e leve ao lume brando, para que o alho aromatize o azeite, mas deixe o lume muito forte para não fritar e queimar o alho. deixe cozinhar uns minutos em lume brado e desligue. Reserve.
Entretanto tempere de sal as postas de atum.
Leve ao lume um chapa de grelhar – eu uso antiaderente – e deixe aquecer bem. Cozinhe as postas de peixe cerca de 5 minutos de um lado, vire e deixe mais 2 ou 3 minutos do outro lado. Não deixe cozinhar demasiado. O atum deverá ainda estar meio rosado no meio para ficar suculento e não seco.
Coloque depois as postas de peixe numa travessa e regue com o azeite e alho.
Sirva acompanhado de batatinhas cozidas ou a murro e legumes salteados ou uma salada.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>