Foi o primeiro jantar com a Rita e o JP na nova casa. Estava prometido desde antes das férias e era preciso marcar quanto antes, não vá o António ser apressado e nascer antes do previsto.
Aqui a grávida já se começa a ressentir de muita agitação durante o dia, mas a sobremesa foi feita na véspera, a entrada muito simples e o prato principal teve a ajuda do Miguel.
Foi uma ementa de verão. Uma tarte de maracujá para sobremesa, raviolis de massa fresca – que o Miguel ajudou a estender – recheados com requeijão e acompanhados de puré de cenoura (e do qual não há fotos!) e uma entrada com queijo e frutos de verão, daquelas que demoram minutos a preparar e se acabam no forno quente assim que os convidados se sentam à mesa.
Tenho pena de não puder partilhar a receita do prato principal – da qual me esqueci completamente de tirar fotos, uma vez que tive um pequeno percalço com alguns dos raviolis que insistiram em ficar agarrados ao tabuleiro e se desfizeram antes mesmo de entrar na água a ferver….
Mas há a partilha da simples entrada – com uma foto muito feia – mas que ilustra a simplicidade da entrada, e que não é preciso muito para receber amigos em casa.
Haja alegria!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 cunha de queijo Brie
4 figos pingo de mel (ou outros)
4 ameixas amarelas
1 pernada de tomilho fresco
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
Preparação:
Lave bem os figos e as ameixas e corte-os ao meio. (Não vale a pena descascar a fruta). Retire o caroço às ameixas.
No centro de um prato que vá ao forno e à mesa coloque o queijo Brie e disponha depois as ameixas juntamente com os figos à volta do queijo.
Salpique a fruta com o açúcar mascavado e regue depois com o mel e acrescente as folhinhas de tomilho.
Leve depois a fruta e o queijo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos – apenas para que o queijo amoleça a fruta caramelize um pouco – e sirva ainda quente, com bolachas de água e sal ou fatias de pão.
Poderá acompanhar com um pouco de rucula.
Bom Apetite!