.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Quinoto (Risoto de Quinoa)


By colher-de-pau


Há muito que andava para sair da cozinha uma receita de risoto de quinoa, na minha memória desde o provei pela primeira vez no restaurante O Talho, do chefe Kiko Martins, já lá vai mais de um ano (e que acompanhavam umas chamuças de pato que também quero tentar recriar).
O tempo foi passando e acho que me esqueci um bocado desta ideia. Ao fazer uma das ultimas ementas semanais, a ideia de que queria fazer algo com quinoa para uma das nossas habituais refeições sem carne ou peixe, trouxe-me novamente à memória o quinoto. E desta vez é que foi.
Uma versão que aproveitou o último caldo caseiro de frango que tinha congelado e a primeira abóbora hokkaido da horta.
Para experimentar e variar do risoto mais tradicional, uma versão que não fica nada atrás. Até o Zé Maria se lambeu todo a comer quinoa pela primeira vez!



Ingredientes para 2 pessoas:


140g de quinoa
250g de abóbora hokkaido ou manteiga
4 folhas de acelgas – ou espinafres
12 tomates cereja
50ml de vinho branco
500ml de caldo de frango (usei caseiro – ou água)
sal e pimenta q.b.
2 raminhos de tomilho fresco
raspa da casca de limão
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
30g de queijo parmesão


Preparação:


Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve-os num tacho ao lume juntamente com o azeite. Deixe a cebola começar a ficar translúcida e junte depois a quinoa envolvendo bem no refogado. Acrescente o vinho branco e, mexendo sempre deixe o vinho cozinhar até evaporar e ter sido absorvido pela quinoa. Junte depois a abóbora previamente partida em cubos pequenos, os talos das adelgas também partidos em pequenos pedaços e os raminhos de tomilho e envolva bem. Vá depois juntando, aos poucos e poucos e mexendo sempre, o caldo de frango ou água quente. Quando a quinoa tiver absorvido o líquido é que deve misturar mais.
Quando a quinoa estiver quase no ponto, acrescente as folhas das acelgas partidas numa juliana grossa, os tomate cereja partidos ao meio e acrescente um pouco de raspa de limão. Retifique de sal e pimenta e, se necessário, acrescente mais caldo de frango até a quinoa estar totalmente cozinhada.
Quando a quinoa estiver pronta, acrescente o parmesão ralado na hora. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos e sirva de imediato com um pouco mais de parmesão, um fio de azeite e umas folhinhas de manjericão fresco.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *