Dar uso aos ingredientes que temos em casa. “Limpar” a despensa. Inventar com o que há. Preparar qualquer coisa rápida que tanto serve para um lanche ajantarado, como para o jantar, e se sobrar ainda serve para o almoço do dia seguinte.
Em casa há massa folhada, atum na despensa, e ainda muitos tomate cereja da horta. Há ovos. Por isso sai uma tarte folhada. Daquelas que todos fazemos, com uma ou outra variação, dependendo do que temos em casa.
Um domingo de chuva. Visitas para conhecer o António Maria. Entre a sesta de um e de outro rapidamente vou para a cozinha e faço uma tarte. (E entretanto ainda saiu um bolo!) Porque as visitas vão ficando e é preciso comer qualquer coisinha!!
Ingredientes:
1 placa de massa folhada refrigerada pronta a usar
2 latas de atum em azeite
1 cebola roxa
12 tomates cereja
3 ovos
200ml de creme de soja (usei Shoyce)
sal e pimenta q.b.
oregãos q.b.
Preparação:
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada e pique o fundo com um garfo. Sobre a massa coloque o atum previamente escorrido e esfarelado e cubra depois com a cebola roxa cortada em rodelas fitinhas. Junte ainda tomate cereja cortado ao meio e polvilhe depois com oregãos secos a gosto.
Numa taça misture os ovos com o creme de soja e tempere com sal e pimenta.
Verta a mistura de ovos sobre a tarte e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até a massa estar folhada e a tarte dourada.
Sirva em fatias num lanche ajantarado, ou com uma salada para uma uma refeição principal.
Bom Apetite!