.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Arroz de Pescada com Alho Francês


By colher-de-pau


Todos temos aquele objecto de desejo. Um bem que gostaríamos muito de ter, e que adiamos a compra por muitos motivos, seja o preço, seja outras prioridades…. Não interessa o que é! Para alguns podem ser uns sapatos ou uma carteira de uma determinada marca ou modelo. Uma peça de mobiliário vintage ou de design, um livro especial, uma faca ou uma frigideira de uma marca especial. Pode ser uma Bimby ou uma batedeira Kitchenaid ou uma torradeira smeg… Tenho alguns objetos de desejo. Uns que consegui concretizar, outros que não, porque não se pode ter tudo na vida… Mas recentemente chegou à minha cozinha algo que desejava há muitos anos. Uma cocotte da Le Creuset. Veio da lecuine.pt, que tem estas cocottes redondas da colecção Zen Kitchen Le Creuset com 30% de desconto. E sim, vieram animar a minha quarentena, e não tem parado de trabalhar, entre pães, e tudo o resto que daqui vai saindo.
Funciona em todos os tipos de fontes de calor – eu tenho uma placa de indução, e tenho-o usado também para cozer o meu pão sourdough, que finalmente consegui fazer a apartir de massa mãe, durante esta quarentena.
Eu sei que os objectos não são importantes. São só coisas. Mas são aquelas pequenas coisas que nos trazem alguma felicidade, principalmente quando estamos confinados como agora. E quando se gosta tanto de cozinhar como eu gosto, estes pequenos objectos de cozinha, que desejamos muito, fazem-nos ainda querer cozinhar mais e desafiarmo-nos.

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

2 pescadas com cerca de 500g cada – as minhas vieram no meu cabaz do peixinho da lota
1 alho francês
1 cenoura
3 dentes de alho
2 folhas de louro
sal q.b.
1 pernada de salsa
1 chávena de arroz
azeite q.b.
1 colher de chá de grão de pimenta
coentros frescos picados q.b.

Preparação:

Comece por preparar um caldo aromático para cozinhar o peixe. Leve um tacho ao lume com água e sal. Junte grão de pimenta, 1 cenoura descascada, a rama mais verde do alho francês, 1 folha de louro, 1 dente de alho e a pernada de salsa e deixe levantar fervura. Junte depois a pescada, cortada ao meio ou em 3 e deixe cozinhar em lume brando. Quando estiver cozinhada retire, limpe de peles e espinhas tentando manter os pedaços grandes (lombinhos) e reserve. Separe a cenoura esmagando-a com um garfo e coe o caldo e reserve também.
Entretanto corte o restante algo francês em fatias finas e lave bem para limpar todas as impurezas. Leve ao lume num tacho, juntamente com o azeite, dois dentes de alho picados e uma folha de louro e deixe refogar bem até o alho francês estar lourinho. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado juntamente com a cenoura que esmagou previamente. Vá juntando depois o caldo que peixe que reservou (3 x a quantidade de arroz) e vá mexendo de vez em quando, com o lume no mínimo e o tacho tapado.
Quando o arroz estiver quase cozinhado, coloque a pescada por cima, tape e desligue.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.

Nota: se lhe sobrou caldo de peixe, congele e use-os depois em massadas de peixe, arroz de peixe, sopa de peixe…

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>