.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Salada Quente de Arroz Integral, Abóbora Assada, Rucula e Queijo Feta


By colher-de-pau


Nesta quarentena nacional (arriscava a dizer mundial!) tenho aproveitado para entre outras coisas para desenvolver outras aprendizagens e sair da minha zona de conforto. Ando novamente a tentar fazer massa mãe e aprender a fazer um “sourdough” que me orgulhe. E tenho feitos mais refeições sem carne nem peixe, algumas delas fora da minha zona mais confortável. Também aprendi finalmente a fazer arroz integral, e tenho tentado que o meu tempo – que corre agora muito ao sabor dos miúdos – seja utilizado em coisas que me motivem a alcançar objectivos, e a desenvolver outras competências para “mascarar” estes dias fechados em casa!
E partilho aqui uma salada de arroz integral que achei realmente deliciosa. E que prova que não é preciso carne nem peixe (e nem sequer ovos!) para uma refeição muito saborosa e cheia de cor!
Vamos lá a mais uma semana em casa!

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

1 chávena de arroz integral
1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite q.b.
1/2 abóbora hokkaido
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de ervas secas
1 colher de chá de colorau fumado ou colorau normal
1 mão cheia de rúcula selvagem ou espinafres baby
100g de queijo feta

Preparação:

Comece por preparar a abóbora. Lave-a bem e corte-a em fatias (não precisa de retirar a casca porque a casca da abóbora hokkaido depois de cozinhada é macia e comestível.)
Coloque depois as fatias de abóbora num tabuleiro e tempere de sal, pimenta, alho em pó, ervas secas, colorau fumado e regue com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, ou até a abóbora estar macia e caramelizada.
Entretanto prepare o arroz integral.
Pique a cebola e o dente de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Junte depois o arroz, envolva bem e acrescente depois 2 vezes e meia a medida do arroz me água. Retifique de sal e assim que levantar fervura, tape o tacho e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar cerca de 50 minutos até que toda a água tenha sido absorvida e o arroz esteja cozinhado.
Coloque depois o arroz numa travessa. Por cima disponha a abóbora assada, a rucula ou os espinafres e termine com o queijo feta esfarelado.
Sirva de imediato envolvendo tudo antes de servir.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>