.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Folhado de Pescada com Legumes


By colher-de-pau


É normal, em cada início de ano, as pessoas terem “objectivo” ou resoluções que querem colocar em prática!
Seja a habitual “dieta” e alterção de hábitos alimentares menos saudáveis, seja a pratica de exercício fisico, passar a ser mais organizado, ler mais, tratar melhor de si… poucas são as pessoas que não definem alguma resolução, ou algo que gostariam de melhorar no seu dia a dia.
Contactam-me muitas pessoas que querem introduzir mais receitas de peixe e ou de legumes na sua alimentação, e nas ementas familiares. Porque cozinham muito mais carne do que peixe, porque cozinham poucos legumes ou só os comem na sopa, porque é difícil agradar a “gregos e troianos”.
Lembrei-me de uma receita que fiz num workshop, e que foi muito apreciada. Com peixe e legumes, “mascarados” com massa folhada, e que pode ser uma maneira diferente de dar a comer peixe e legumes, e de dar um ar de festa a uma refeição que por vezes faz torcer o nariz.
Aqui fica a partilha!

Ingredientes para 6 pessoas:

400g de lombinhos de pescada
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
1 cebola
1 dente de alho
1 alho francês
1 courgete
1/2 pimento vermelho
1 cenoura
2 placas de massa folhada pronta a usar
gema de ovo para pincelar
100g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
Curcuma ou caril q.b.
sementes a gosto opcional

Preparacão:

Comece por temperar os lombinhos de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Lave bem o alho françês e corte-os em rodelas finas. Lamine a cebola em meias luas, corte o pimento em tirinhas, rale a cenoura e rale também a courgete.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e o dente de alho e deixe aquecer bem. Junte depois os legumes e deixe-os saltear até que fiquem crocantes. Tempere-os a gosto com sal, pimenta e o açafrão ou caril. Envolva e deixe arrefecer completamente.
Monte depois o folhado. Desenrole uma das placas de massa folhada e ao centro coloque os legumes já frios., colocando por cima destes o queijo ralado. Por cima disponha os lombinhos de pescada, e feche depois com a outra placa de massa folhada, fechando bem.
Fala uns golpes para o vapor sair e pincele depois com a gema de ovo e polvilhe com as sementes, e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45m ou até a massa estar bem folhada.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>