Esta é a altura do ano em que a máquina de gelados mais trabalha, e quando eu não me canso de inventar combinações de sabores para os gelados. Desta vez, coco e manjericão, que foi só a tentativa de replicar um gelado delicioso que tinha comido na relataria Cosi, aqui em Coimbra, e que era realmente divinal. Não ficou, claro, a mesma coisa, mas ficou um gelado aromático e fresco, e que foi muito bem recebido por todos os que o provaram. Fica a receita!
Ingredientes:
400ml de leite de coco (lata)
400ml de leite do dia gordo (usei da vigor)
90g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
2 gemas
50gr de folhas de manjericão frescas
Preparação:
Leve ao lume um tacho com o leite, o leite de coco e a essência de baunilha, e deixe aquecer até levantar fervura. Retire e reserve.
Bata depois muito bem as gemas com o açúcar, e junte depois, aos poucos e poucos o leite quente. Acrescente as folhas de manjericão e envolva bem.
Leve a mistura de novo ao lume e, sem parar de mexer, deixe engrossar até que cubra as costas da colher de pau. Retire e triture bem a mistura para que as folhas de manjericão fiquem incorporadas na mistura, e deixe depois arrefecer completamente – no frigorífico de preferência – antes de colocar na máquina dos gelados. Coloque a mistura já fria na cuba da máquina e ligue-a, deixando-a misturar até que forme gelado e fique cremoso (na minha máquina demora cerca de 30 minutos) Retire depois o gelado da máquina e guarde numa caixa hermética no congelador até servir, pelo menos durante umas duas horas.
Para quem não tem máquina de gelados, o processo também é possível. Coloque depois de arrefecida a mistura numa taça ou caixa e leve ao congelador. de 1h30 em 1h30 retire a mistura e bata-a com um garfo ou até com a batedeira, de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita o processo o tempo que for necessário até obter uma textura cremosa de gelado.
Sirva depois a gosto.
Bom Apetite!