No inicio de Julho vieram parar cá a casa imensos tomates. Vários quilos de tomate maduro que eram basicamente “desperdício” de um grande armazém/entreposto de distribuição e venda de fruta e legumes. Estavam tocados ou “feios” e não podiam seguir para venda. O que acontece a este produtos é que estão “disponíveis” para serem doados, seja a instituições ou aos próprios trabalhadores, e são também vendidos para serem transformados pela industria alimentar.
O que é certo é que me chegaram cá a casa uns quilos de tomates que nunca chegariam a ser colocados à venda, e que em último caso seriam realmente desperdício alimentar e acabariam no lixo.
Pois os quilos de tomate deram para muitas saladas – os meus filhos adoram salada de tomate – deram para alguns litros de gaspacho delicioso, e uns 2 tabuleiros cheios de tomate para assar que culminaram num delicioso molho de tomate que tenho agora congelado para ir usando em pizzas, massas, arroz e até em sopas e estufados.
Partilhei a receita na altura pelo instagram, mas vale a pena registá-la aqui, neste meu/nosso livro de receitas, porque esta receita não pode ficar perdida numa conta de instagram, onde é muito mais difícil pesquisas e ter receitas organizadas.
Fica aqui registada, no sitio onde merece estar!
Uma receita muito simples, onde tudo vai ao forno em cru, e depois é só triturar. Um molho mas intenso, mais doce e realmente delicioso!! Importante mesmo usar tomate de época e bem maduro!
Ingredientes para 5 frascos
2 kg de tomate maduro (qualquer variedade que tenham)
2 cebolas
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
ervas secas a gosto
Preparação:
Corte o tomate em pedaços e coloque no tabuleiro de forno espalhados numa camada só. Junte depois cebola cortada em meias luas, os dentes de alho esmagados e sem pele e tempere com sal, pimenta e as ervas a gosto. Regue com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15.
Ao fim desse tempo coloque todo o conteúdo do tabuleiro – sucos também – no robot de cozinha, liquidificadora ou no copo da varinha mágica e triture até obter uma molho homogéneo.
Coloque depois em frascos de vidro, tendo o cuidado de não os encher até cima , e congele. Em alternativa poderá colocar em frascos previamente esterilizados e pasteurizar o molho se preferir.
Use depois conforme as necessidades em molhos de massa, pizzas, estufados, arroz ou até para fazer uma sopa de tomate.
Bom Apetite!