.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Raia no Forno com Batata Doce


By colher-de-pau


Cá em casa tentamos evitar o consumo de peixes de aquicultura. Comemos algumas vezes, mas também procuramos outros peixes para variarmos na nossa alimentação. E é relativamente fácil variar nas escolhas e a preços muitas vezes mais simpáticos que as douradas, robalos e salmão de “aviário”.
Dos preferidos cá de casa estão as cavalas, os carapaus, a pescada e a raia. E a raia ganha algumas preferências, principalmente quando a compro assim já limpa em postas prontas a usar. Além de muito saborosa, e de carne branca, é muito simples de preparar para os miúdos pois não tem espinhas pequenas. Tem apenas aquela espinha/cartilagem no meio que, algumas pessoas até gostam de comer.
Dos pratos favoritos com raia estão a caldeirada de raia, ou na cataplana, no forno cozinhada em azeite ou à lagareiro.
Desta vez decidi fazê-la no forno, mas acompanhar com batata doce. Foi elogiada. Portanto merece referência aqui no blogue.
Experimentem e digam qualquer coisa.

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de pedaços de asas de raia limpas de peles (eu costumo comprar assim já congeladas)
250g de batata doce (1 batata grande)
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
100ml de azeite virgem extra
coentros ou salsa para polvilhar

Preparação:

Coloque as asas de raia num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Tempere com sal, pimenta, os dentes de alho laminados e a folha de louro e regue com o azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Entretanto lave a batata doce e corte-as em fatias não muito finas. Leve-as a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra depois as batatas e coloque-as no tabuleiro juntamente com o peixe para que tostem um pouco, cerca de 10 minutos.
Antes de servir polvilhe com a salsa ou coentros picados e acompanhe com brócolos cozidos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>